APAGÃO DE ENERGIA ATINGE 13 ESTADOS E AFETA OS SERVIÇOS DAS OPERADORAS CONFIRAM - 21/03/2018

ONS informou que a queda na energia foi causada por uma perturbação no sistema interligado nacional.

Um problema de interligação causou um apagão em, pelo menos, 13 estados da região Norte e Nordeste do país: Maranhão, Tocantins, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí, Pará, Amapá, Alagoas, Sergipe e Paraíba. 

A queda de energia, que atingiu metade dos estados brasileiros, teve início por volta das 16h desta quarta-feira (21). A situação está sendo normalizada aos poucos.
Em alguns desses estados, a telefonia também foi afetada, já que algumas operadoras apresentaram problemas para completar chamadas ou no acesso à internet. 

Usuários das regiões afetadas reclamaram da falta de sinal do celular, queda na banda larga e na telefonia fixa. 

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão foi causado por umaperturbação no sistema interligado nacional (SIN). 

O SIN é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.

Ainda conforme o ONS, o problema no SIN “causou o desligamento de cerca de 18.000MW, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento."
Em nota, o órgão explicou que, após a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Segundo a nota, as equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste e as causas do desligamento estão sendo investigadas.

Prejuízos do apagão
Os campi de universidades de diversas cidades estão sem energia, levando as instituições a liberarem os alunos mais cedo. Estabelecimentos comerciais fecharam as portas antes do horário normal. Muitos lojistas não conseguiram fechar a conta e clientes saíram com o débito em aberto. 

Alguns hospitais que não possuem geradores ficaram em estado de caos, sem conseguir prestar atendimento correto aos pacientes, já que a maior parte dos equipamentos utilizam energia elétrica. 

As pessoas que estão voltando para a casa de carro devem ficar atentas, pois os semáforos em muitas cidades estão apagados, causando engarrafamentos. Nesses locais, o tráfego está funcionando com o auxílio de agentes de trânsito. 

O transporte público também foi afetado. Em Salvador, por exemplo, todas as estações de metrô foram fechadas, assim como as de trens.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.